Exposição "A Singularidade das Imagens Portuárias".
A Fototeca Municipal Ricardo Giovannini convida para a exposição "A singularidade das imagens portuárias" que integra a 12ª Semana Nacional de Museus. A abertura da exposição ocorrerá nesta segunda-feira, 12 de maio de 2014, às 16h na galeria de exposição da instituição, localizada no andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande. O período de visitação será de 12 de maio de 2014 a 07 de junho de 2014, das 13h30 às 18h.
A mostra fotográfica contará com réplicas de imagens do Acervo da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini que retratam detalhes singulares da vida portuária no espaço temporal do final do século XX e início do XXI e tem por objetivo proporcionar a todos um olhar e um desafio: entender o que somos a partir do mar e toda a estrutura sócio-econômica e político-social que se transforma a partir disso.
Ricardo Giovannini
A Fototeca recebeu esta denominação em homenagem ao grande fotógrafo, pintor e também cantor barítono que mais apresenta imagens assinadas nesta instituição museológica. Giovannini nasceu em Parma / Itália, em 24 de julho de 1853. Em Rio Grande realizou muitas fotografias, onde podemos destacar os famosos cart-gabinet e cart-de-visit.
Na história deste fotógrafo e pintor, destacamos o grande número de retratos, tanto pintados a óleo como também apresentando a técnica da fotopintura.
Giovannini registrou o requinte de sua pintura em muitas residências de famílias dacidade, ainda em clubes, palcos eem algumas instituições de Rio Grandecomo também em outras localidades da região.
Você já visitou um Museu?
Seguem dicas de como apreciar as obras expostas em uma galeria, sem perder nenhum detalhe...
1. Procure o começo da exposição.
Grande parte das galerias de Arte organiza suas exposições com começo, meio e fim, contam uma história...
2. Perceba o formato da mostra...
Isto é muito importante, visto que nem sempre é possível tocar no conteúdo exposto. Se a mostra promove a interatividade ou apenas a observação, aproveite e participe conforme solicitado.
3. Leia o texto de apresentação da exposição.
O texto que abre a mostra garante ao visitante o contexto histórico e artístico das obras, facilita a compreensão perante o tema escolhido e o conteúdo exposto.
4. Não tenha pressa!!!
Perceba os detalhes que a obra oferece a você... a presença de luz, de cor, a escolha do material, a técnica empregada, o suporte em que a obra está sendo exposta, o contexto histórico, cultural... e toda a estética que o autor concebeu em seu processo criativo.
5. Faça uma leitura própria da obra.
Cada espectador tem uma forma diferente de ver e contextualizar a obra exposta. Faça a experiência, use a imaginação!
6. Marque sua presença!
Ao final da exposição algumas galerias disponibilizam um livro de presença para que o participante deixe registrado a sua visita. E como é bom saber que você fez parte de nossa história!
Visite museus, galerias, feiras e demais eventos culturais em sua cidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário