CONHEÇA A FOTOTECA MUNICIPAL

29 de novembro de 2018

Curso de Extensão Encontro com o Museu -1ª Edição 2018 - Palestra de Encerramento

Vem pra cá!

Acontece no dia 05 de Dezembro de 2018(Quarta-feira), a palestra-oficina de encerramento do Curso de Extensão Encontro com o Museu promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS e Secretaria de Município da Cultura, através da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Nesse encontro, será proporcionado aos participantes o compartilhamento de aprendizagens práticas, tendo como convidadas as Profas. e Conservadoras Jossana Peil Coelho, Degli Márcia Silveira de Quevedo e Rosaura Isquierdo Rocha, que são sócias-proprietárias da Empresa Mnemosine Conservação de Acervos. A frente da empresa, elas atuam em projetos com conservação de acervos públicos e privados. Exercem ações como produtora cultural, tendo três projetos aprovados em editais voltados para a preservação de patrimônios.  Desenvolvem atividades de pesquisa na área de conservação e acessibilidade junto a Universidade Federal de Pelotas/RS. A palestra-oficina intitula-se: Oficina de Confecção de Embalagens para Conservação de Bens Culturais, e ocorrerá na Sala de Ação Educativa da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini - andar térreo no prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS, no horário das 15hs45 min  às 18hs.

O Curso de Extensão Encontro com o Museu vem ocorrendo desde o mês de Maio de 2018 e propiciou  encontros mensais realizados na primeira semana de cada mês para a comunidade em geral.  Para acompanhar a programação do Curso, acesse: https://fototecarg.wixsite.com/encontrocomomuseu ou pelo e-mail: fototeca.rg@gmail.com.



27 de novembro de 2018

Turma do 3º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus visita a Fototeca Municipal


Na tarde de ontem (26), a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini recebeu a visita de mais estudantes. Dessa vez, foram os alunos do 3º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus! Eles prestigiaram a exposição "Entre fios: tendências nos séculos XIX e XX", que destaca cortes de cabelo, penteados e acessórios utilizados em períodos diversos.

Nós agradecemos a visita e esperamos que retornem em breve!


26 de novembro de 2018

Fototeca Municipal Ricardo Giovannini recebe turmas da Escola Estadual Professor Carlos Loréa Pinto


A Fototeca Municipal Ricardo Giovannini recebeu, nesta última quarta-feira (21), 35 alunos do 7º ano (turmas B e C) da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Carlos Loréa Pinto. Na ocasião, participaram da mediação sobre o espaço do museu e sobre a exposição "Entre fios: tendências nos séculos XIX e XX". Na galeria permanente de exposições os estudantes prestigiaram as fotografias dos diversos tipos de cortes de cabelo e penteados, e até mesmo se identificaram com algumas imagens.




Agradecemos a visita de todos os alunos e alunas da Escola Carlos Loréa Pinto, bem como dos professores que os acompanharam. Voltem sempre!

7 de novembro de 2018

Visita da Escola Municipal Wanda Rocha



Na tarde do dia 7 de Novembro, também tivemos a visita da Escola Municipal Wanda Rocha, os alunos acompanhados dos seus professores vieram prestigiar a Exposição Entre Fios: tendências nos séculos XIX e XX, essa exposição que tem imagens ambientadas entre o final do século XIX até a década de 1950 e que deseja inspirar o visitante a refletir a linguagem corporal através de penteados, acessórios e estilos de cabelos em ambos os gêneros.
 



 

Oficina com a Escolinha Tia Gleci


Na tarde do dia 07 de Novembro, a Fototeca Municipal Ricardo Giovannini recebeu alunos do Jardim 2 da Escolinha Tia Gleci, para uma Oficina, que está inserida  no contexto da  Exposição Entre Fios: tendências nos séculos XIX e XX, essa exposição que tem imagens ambientadas entre o final do século XIX até a década de 1950 e que deseja inspirar o visitante a refletir a linguagem corporal através de penteados, acessórios e estilos de cabelos em ambos os gêneros.

Durante a Oficina, os alunos conheceram a Fototeca, foram sensibilizados através de um vídeo sobre a temática da Exposição e após participaram de uma atividade lúdica, onde a partir da própria imagem recriaram um novo visual. Entre outras habilidades, essa oficina, teve o propósito de exercitar a coordenação motora, a criatividade, o reconhecimento visual, a releitura da própria imagem, a integração com o grupo e com o próprio espaço, o Museu.

 



 

5 de novembro de 2018

7ª palestra do Curso de Extensão "Encontro com o Museu"


 
Na tarde de quarta-feira (31), foi realizada mais uma palestra do Curso de Extensão Encontro com o Museu promovido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS e Secretaria de Município da Cultura, através da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Nesse encontro, a Profa. Mestranda Desirée Nobre Salasar vinculada ao PPGMP – Instituto de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Pelotas/RS palestrou sobre o tema: Acessibilidade em Museus: Desafios e Perspectivas



O Curso de Extensão Encontro com o Museu ocorre entre os meses de maio e dezembro de 2018 com encontros mensais realizados na primeira semana. Para acompanhar a programação do Curso, acesse: https://fototecarg.wixsite.com/encontrocomomuseu ou pelo e-mail: fototeca.rg@gmail.com.
 

Rio Grande - RS - Brasil
O acervo da Fototeca Municipal teve sua formação dentro do Arquivo Histórico do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, setor desta instituição que objetivava salvaguardar documentos textuais, fotografias, livros, e demais acervos relacionados com história e memória da cidade do Rio Grande. Este setor do Centro Municipal de Cultura recebeu no ano de 1986 uma Coleção de Fotografias da Professora de Canto e Piano, Inah Emil Martensen. Em 1º de Julho de 1997, para atender aos propósitos e demandas da comunidade a Prefeitura Municipal do Rio Grande cria através do Decreto nº 6985, a Fototeca Municipal e mais tarde,o Prefeito Municipal, através do Decreto 10288 de 27 de maio de 2009 assinou a denominação da instituição, que passou a chamar-se Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Além da coleção da Professora Inah Emil Martensen, há um conjunto de imagens fotográficas, que passaram a integrar o acervo da Fototeca Municipal, que registra o trabalho dos fotógrafos, onde podemos citar Ricardo Giovannini, Matteo Tonietti, Cauby, Rubens Simão, Rubens Cardoso, Cleto, João Paulo Ceglisky e Gerson, como era conhecido popularmente.

Ricardo Giovannini

A Fototeca recebeu esta denominação em homenagem ao grande fotógrafo, pintor e também cantor barítono que mais apresenta imagens assinadas nesta instituição museológica. Giovannini nasceu em Parma / Itália, em 24 de julho de 1853. Em Rio Grande realizou muitas fotografias, onde podemos destacar os famosos cart-gabinet e cart-de-visit.
Na história deste fotógrafo e pintor, destacamos o grande número de retratos, tanto pintados a óleo como também apresentando a técnica da fotopintura.
Giovannini registrou o requinte de sua pintura em muitas residências de famílias dacidade, ainda em clubes, palcos eem algumas instituições de Rio Grandecomo também em outras localidades da região.

Você já visitou um Museu?

Seguem dicas de como apreciar as obras expostas em uma galeria, sem perder nenhum detalhe...

1. Procure o começo da exposição.

Grande parte das galerias de Arte organiza suas exposições com começo, meio e fim, contam uma história...

2. Perceba o formato da mostra...

Isto é muito importante, visto que nem sempre é possível tocar no conteúdo exposto. Se a mostra promove a interatividade ou apenas a observação, aproveite e participe conforme solicitado.

3. Leia o texto de apresentação da exposição.

O texto que abre a mostra garante ao visitante o contexto histórico e artístico das obras, facilita a compreensão perante o tema escolhido e o conteúdo exposto.

4. Não tenha pressa!!!

Perceba os detalhes que a obra oferece a você... a presença de luz, de cor, a escolha do material, a técnica empregada, o suporte em que a obra está sendo exposta, o contexto histórico, cultural... e toda a estética que o autor concebeu em seu processo criativo.

5. Faça uma leitura própria da obra.

Cada espectador tem uma forma diferente de ver e contextualizar a obra exposta. Faça a experiência, use a imaginação!

6. Marque sua presença!

Ao final da exposição algumas galerias disponibilizam um livro de presença para que o participante deixe registrado a sua visita. E como é bom saber que você fez parte de nossa história!

Visite museus, galerias, feiras e demais eventos culturais em sua cidade!