CONHEÇA A FOTOTECA MUNICIPAL

20 de agosto de 2015

Aberta a 2ª Jornada de Fotografia: Interfaces da fotografia digital

Na presença do Vice-Prefeito Eduardo Lawson, da Superintendente de Cultura Goreti Butierres, da representante do Arquivo Histórico Municipal Sara Orcelli e da Dirigente do Núcleo de Patrimônio Gianne Zanella Atallah foi aberta a 2ª Jornada de Fotografia intitulada Interfaces da fotografia digital


Após a abertura solene do evento, os convidados: Cleto Arrieche, João Paulo Ceglinsk, Marcus Maciel, Nelson Romanelli e Guga Volks  participaram do Bate-papo com Fotógrafos, partilhando seus conhecimentos e práticas fotográficas demandadas de suas experiências profissionais. Temas abordados, como: a transição da mudança analógica para o digital, a desmistificação do Photoshop no tratamento básico, o fotojornalismo, a fotografia como negócio  e a valorização da fotografia digital fizeram do 1º dia de Jornada um momento riquíssimo para todo o público presente.









Hoje, pela manhã, acontecem as Comunicações: Aspectos da digitalização para difusão e preservação de acervos fotográficos, Projeto Iniciação à Fotografia Digital: a fotografia como ferramenta de aprendizagem, Estratégia de Digitalização do Acervo Fotográfico da Bibliotheca Pública Pelotense e Arquivos Fotográficos Históricos em suporte digital como fontes de vivência e conhecimento (Projeto Memória In Vitro). À tarde será ministrada a oficina Carto/Photo/Graphia, seguida do momento Diálogos com os convidados: o fotógrafo Marcus Maciel, a Profª. Drª. Teresa Lenzi (FURG) e a Profª. Drª. Francisca Michelon (UFPEL). E para fechar o 2º dia de atividades da Jornada de Fotografia 2015 teremos a presença do palestrante Profº. Drº. Joaquim Marçal (Biblioteca Nacional/RJ).

Dia 21, 3º dia da Jornada, à partir das 10h oficina e minicursos serão ministrados: Intervenções Manuais em Fotografia (Fotopintura) com a Artista Carine Wallauer (Porto Alegre/RS), Fotojornalismo: Insight Visual com o fotógrafo Marcus Maciel e a Representação feminina de Maria Antonieta através de imagens nos livros didáticos de História com Darcylene Pereira (FURG) e Virgínia Xavier (FURG). Às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal serão premiados os vencedores do Concurso Fotográfico Verde que te quero VER, comumente à abertura da exposição das 20 fotografias finalistas.

Então, você não vai perder essa oportunidade... Participe! O evento é gratuito!

11 de agosto de 2015

Visita de alunos da Escola Estadual Bibiano de Almeida


Hoje, 11 de agosto, recebemos a visita de alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Bibiano de Almeida. Na ocasião, participaram da exposição Retoques, que deseja promover através de imagens do acervo, uma reflexão sobre o advento da fotografia, particularizando o processo de Pictorialismo, também conhecido como Fotopintura, em que se permitiam minimizar os sentidos promovidos pelas técnicas fotográficas e a manutenção da relação entre a pintura e a fotografia, através de retoques.





 

6 de agosto de 2015

Atenção candidatos do Concurso Verde que te quero VER!

Acesse o site fototecarg.wix.com/jornadadefotografia e descubra os candidatos homologados e selecionados no Concurso Fotográfico verde que te quero VER.

Votação on-line:

07  à 16 de agosto de 2015, acesse e participe!!!

 

Concurso Fotográfico Verde que te quero VER


Selecionados da 1ª Fase do Concurso

No dia 06/08/2015, reuniu-se na Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, um grupo de jurados que selecionou as 20 melhores fotografias, a partir dos critérios de avaliação estabelecidos no edital 01/2015, e que agora passam para a 2ª fase do concurso, onde ocorrerá uma votação on-line entre os dias 07/08/2015 à 16/08/2015. Essas 20 fotos não estarão identificadas pelo nome do candidato, mas sim, pelo número de inscrição e o título da obra. A votação estará aberta à comunidade pelo endereço: http://fototecarg.wix.com/jornadadefotografia, no link “Concurso Fotográfico”onde cada votante deverá preencher os dados de identificação e sua opção corretamente para que seu voto não seja anulado. Participe!


4 de agosto de 2015

Crianças da Vila da Quinta visitam a exposição "Retoques"

Crianças moradoras da Vila da Quinta tiveram uma sexta-feira diferente nesta semana. No último dia 31/07,acompanhadas e orientadas pela Assistente Social  Marilene Valadão e pelas Educadoras Sociais Michele Veleda e Luana Costamilan,da Equipe Volante do CRAS - Cidade de Águeda, as crianças visitaram a exposição "Retoques" da Fototeca Ricardo Giovaninni e a exposição "Pontirela Tradicional",na Sala Multiuso. As fotografias falam por si só.



 
Texto: Blog da SeCult 

Prorrogadas as inscrições para Comunicações e para Concurso Fotográfico

A Fototeca Municipal Ricardo Giovannini informa que foram prorrogadas as inscrições para Comunicadores na 2ª Jornada de Fotografia 2015, bem como para os participantes do Concurso Fotográfico. As inscrições ficarão abertas até amanhã, quarta-feira, dia 05/08/2015.

Para maiores informações acesse: fototecarg.wix.com/jornadadefotografia


Rio Grande - RS - Brasil
O acervo da Fototeca Municipal teve sua formação dentro do Arquivo Histórico do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, setor desta instituição que objetivava salvaguardar documentos textuais, fotografias, livros, e demais acervos relacionados com história e memória da cidade do Rio Grande. Este setor do Centro Municipal de Cultura recebeu no ano de 1986 uma Coleção de Fotografias da Professora de Canto e Piano, Inah Emil Martensen. Em 1º de Julho de 1997, para atender aos propósitos e demandas da comunidade a Prefeitura Municipal do Rio Grande cria através do Decreto nº 6985, a Fototeca Municipal e mais tarde,o Prefeito Municipal, através do Decreto 10288 de 27 de maio de 2009 assinou a denominação da instituição, que passou a chamar-se Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. Além da coleção da Professora Inah Emil Martensen, há um conjunto de imagens fotográficas, que passaram a integrar o acervo da Fototeca Municipal, que registra o trabalho dos fotógrafos, onde podemos citar Ricardo Giovannini, Matteo Tonietti, Cauby, Rubens Simão, Rubens Cardoso, Cleto, João Paulo Ceglisky e Gerson, como era conhecido popularmente.

Ricardo Giovannini

A Fototeca recebeu esta denominação em homenagem ao grande fotógrafo, pintor e também cantor barítono que mais apresenta imagens assinadas nesta instituição museológica. Giovannini nasceu em Parma / Itália, em 24 de julho de 1853. Em Rio Grande realizou muitas fotografias, onde podemos destacar os famosos cart-gabinet e cart-de-visit.
Na história deste fotógrafo e pintor, destacamos o grande número de retratos, tanto pintados a óleo como também apresentando a técnica da fotopintura.
Giovannini registrou o requinte de sua pintura em muitas residências de famílias dacidade, ainda em clubes, palcos eem algumas instituições de Rio Grandecomo também em outras localidades da região.

Você já visitou um Museu?

Seguem dicas de como apreciar as obras expostas em uma galeria, sem perder nenhum detalhe...

1. Procure o começo da exposição.

Grande parte das galerias de Arte organiza suas exposições com começo, meio e fim, contam uma história...

2. Perceba o formato da mostra...

Isto é muito importante, visto que nem sempre é possível tocar no conteúdo exposto. Se a mostra promove a interatividade ou apenas a observação, aproveite e participe conforme solicitado.

3. Leia o texto de apresentação da exposição.

O texto que abre a mostra garante ao visitante o contexto histórico e artístico das obras, facilita a compreensão perante o tema escolhido e o conteúdo exposto.

4. Não tenha pressa!!!

Perceba os detalhes que a obra oferece a você... a presença de luz, de cor, a escolha do material, a técnica empregada, o suporte em que a obra está sendo exposta, o contexto histórico, cultural... e toda a estética que o autor concebeu em seu processo criativo.

5. Faça uma leitura própria da obra.

Cada espectador tem uma forma diferente de ver e contextualizar a obra exposta. Faça a experiência, use a imaginação!

6. Marque sua presença!

Ao final da exposição algumas galerias disponibilizam um livro de presença para que o participante deixe registrado a sua visita. E como é bom saber que você fez parte de nossa história!

Visite museus, galerias, feiras e demais eventos culturais em sua cidade!